7 dicas de ouro para motivar sua equipe (a 3ª é imperdível)

Tempo de leitura: 6 minutos

Muitos líderes e empreendedores de sucesso buscam na motivação o diferencial para manter os colaboradores produtivos. São diversas estratégias de gestão e relacionamento que podem ser usadas diariamente visando motivar equipe e alcançar melhores resultados internos.

O engajamento dos funcionários funciona junto com soluções de gestão que permitem ao empresário incentivar a busca de melhores desempenhos individuais e coletivos.

O colaborador pode, por conta própria, desenvolver mecanismos de estímulo para atender aos objetivos profissionais que possui, ou ser motivado a partir da atuação de um líder em um ambiente corporativo envolvente.

Aplicando as técnicas corretas, a empresa pode alcançar uma melhora significativa da produtividade, diminuindo a rotatividade na equipe e aumentando a dedicação e o desempenho. Identificamos 7 dicas de ouro para ajudar na motivação do time. Confira:

1. Acredite nos colaboradores

O primeiro determinante para o incentivo de uma equipe é o líder, gestor ou empresário mostrar que confia nos colaboradores. Acreditar neles e demostrar disposição para investir no crescimento profissional de cada um é fundamental.

A convicção no trabalho do seu time é o primeiro passo para que você conquiste a confiança dos demais, tanto na figura de liderança quanto na empresa em si.

Uma relação de troca entre as partes permite mostrar aos funcionários que eles são importantes para o projeto de crescimento da companhia e que cada um desempenha um papel na solidificação do negócio.

2. Entenda a diferença entre motivação e felicidade

É comum a confusão entre motivação e felicidade, mas os termos implicam em situações diferentes dentro da empresa.

A felicidade pode ser entendida como um bem-estar e contentamento em determinado contexto. O indicado é que a organização incentive que a equipe tenha motivos próprios para chegar a esse estado.

Já a motivação consiste na disposição da equipe, mesmo nos momentos de incômodo, para vencer desafios, alcançar os melhores resultados possíveis e agregar valor a essa melhora conjunta.

3. Invista em estrutura e ferramentas

Item muitas vezes desprezado pelo empresariado, o investimento em estrutura e ferramentas adequadas é nossa dica imperdível dessa lista!

A estrutura representa a qualidade do local de trabalho, como mesas, cadeiras de escritório, computadores novos etc. Já as ferramentas referem-se à importância de softwares originais e atualizados para que o funcionário trabalhe com segurança e produtividade, sem problemas referentes aos meios necessários para desenvolver as atividades.

Nesse sentido, uma liderança atualizada sobre os novos recursos do mercado permite que a equipe conte com diferenciais de atuação e possa se destacar perante os concorrentes, melhorando os resultados graças aos equipamentos disponibilizados.

Exemplos de recurso diferenciado são as fotos em 360° no Facebook. Esse tipo de imagem permite que os usuários interajam com a marca, explorando detalhes do ambiente postado.

Por ser uma ferramenta pouco explorada pelas empresas no Brasil, a página atrai mais seguidores e interessados. Esse processo aumenta o número de potenciais clientes a ser abordado e nutrido pela equipe de marketing digital e vendas.

Um benefício semelhante é o proporcionado pelo tour virtual. A tecnologia permite aos usuários que pesquisarem pela empresa no Google o acesso ao ambiente interno do negócio. É possível, assim, explorar o local sem sair de casa.

Já deu para perceber que a facilidade faz com que os internautas tenham uma nova opção de relacionamento com a empresa, não é mesmo? Mas como o tour virtual e as fotos em 360° motivam a equipe?

Ao oferecer novas ferramentas de relacionamento com o cliente, atraindo mais pessoas, a companhia melhora os resultados e diversifica a atuação.

As tendências tecnológicas (como o tour virtual) e o público mais interessado proporcionam um ambiente mais agradável para os profissionais, que podem aprimorar o desempenho com a melhor estrutura e os recursos usados.

4. Incentive o aprendizado

O incentivo ao aprendizado é fundamental para empresas que querem estimular a equipe, principalmente no caso de ter colaboradores jovens e interessados em crescer profissionalmente ou adquirir novos conhecimentos.

Uma forma de engajar o time é o auxílio a pós-graduações e MBAs. Caso a companhia não possa contribuir financeiramente, existem outras maneiras de impulsionar o funcionário, como flexibilizando o horário, por exemplo.

Outra estratégia para expandir o aprendizado é o job rotation, que consiste na rotatividade temporária de funções. Assim, o colaborador pode conhecer diversas áreas da organização e entender melhor o funcionamento do negócio.

5. Dê feedbacks para motivar a equipe

A ausência de feedbacks pode ter um efeito devastador na motivação da equipe. Ao desenvolver as tarefas diariamente sem saber se tem atendido às expectativas do empregador, desconhecendo os pontos a serem melhorados e sem nenhum acompanhamento, o funcionário fica sem direção.

Os retornos individuais são importantes para mostrar aos colaboradores que as atividades entregues têm sido acompanhadas, incentivar melhorias e também apontar pontos críticos, que devem ser mudados.

Ao engajar seu time, uma liderança de sucesso garante mais comprometimento no processo produtivo e a construção conjunta de melhores resultados individuais (e coletivos).

6. Crie um ambiente agradável

Relacionada à nossa imperdível dica 3 — sobre a importância de estrutura e ferramentas adequadas —, a criação de um ambiente agradável também é essencial para manter o bom desempenho dos funcionários.

Um clima corporativo saudável implica tanto em limpeza, iluminação e meios de trabalho adequados quanto em diferenciais da cultura organizacional. É possível criar um espaço para o descanso dos colaboradores que tenha sofás, café, um espaço para recreação etc.

7. Reconheça os méritos do seu time

O reconhecimento profissional é indispensável em uma empresa que está preocupada em motivar a equipe. É necessário mostrar ao funcionário que o trabalho dele tem sido acompanhado e, quando for satisfatório, receberá os devidos elogios.

Ao contrário do que alguns gestores pensam, não apenas no aumento salarial e na promoção há o reconhecimento pelo bom trabalho realizado. Incentivos em reuniões e estímulos diários também são muito importantes.

Ao implantar essa cultura, é possível criar um ambiente mais harmônico e favorável ao desenvolvimento das atividades voltadas ao crescimento da empresa.

Assim como manter uma estrutura adequada, motivar a equipe permite melhorar os resultados obtidos, já que aumenta a produtividade e a dedicação dos colaboradores. Portanto, a motivação também é uma estratégia para diminuir as despesas operacionais de um empreendimento.

Quer saber mais sobre motivação, uso de novas tecnologias e redução de gastos? Confira nosso outro conteúdo e descubra como reduzir custos no seu negócio!

Deixe uma resposta