8 dicas incríveis para melhorar a gestão de pessoas do seu negócio

Tempo de leitura: 6 minutos

A gestão de pessoas, por muitas vezes, é mal interpretada e tratada apenas como a delegação de atividades e supervisão dos funcionários. Em muitos casos, são cobrados ações e resultados da equipe sem que haja um fator motivacional posteriormente.

Esse sistema está errado e não é mais usado pelas empresas há muito tempo. É preciso valorizar sua equipe de trabalho, já que ela é o maior dos bens que você terá na sua empresa.

Há muitas formas de você melhorar a gestão de pessoas do seu negócio. Alguns exemplos são reunir uma equipe de valor e criar um ambiente de trabalho que seja agradável e produtivo. Ficou interessado? Então confira nossas dicas para melhorar o seu negócio!

1. Dê feedbacks aos seus colaboradores

Aprenda a dar feedbacks dos resultados da sua empresa. É preciso ser transparente com seus colaboradores, primeiro, para que eles também sejam com você e, segundo, porque assim eles se sentirão realmente parte da equipe.

Estimule que todos participem das atividades, desde o planejamento e o desenvolvimento, até a mensuração de resultados. Quando for dar feedbacks, seja cauteloso. Se forem negativos, fale de forma que fique claro que é preciso melhorar, mas sempre apontando onde foi o erro e abrindo espaço para que a equipe dê sugestões de como se aprimorar.

2. Tenha um propósito

Dissemos que é importante que os colaboradores façam parte também do planejamento das ações da sua empresa. O motivo para isso é que eles precisam sentir que você tem um propósito. Divida isso com eles e tracem caminhos juntos.

Se um colaborador não se sentir parte importante da empresa, a tendência é que ele não se sinta valorizado, que se sinta apenas como um fantoche ou um robô que faz aquelas ações e fim, sim um objetivo maior.

Por isso, é fundamental que o negócio tenha um propósito e que os colabores não apenas estejam cientes disso como também participem para que chegar nesse objetivo juntos.

3. Aposte na comunicação interna

É muito comum as equipes de trabalho ou os colaboradores não dialogarem entre si sobre questões importantes que envolvem a empresa. Por isso, cabe ao gestor observar o que pode ser feito para melhorar a comunicação interna da empresa.

Uma ferramenta simples que pode contribuir para isso é o jornal mural, excelente para compartilhar informações mais gerais tanto de aspecto mais prático quanto até mesmo de entretenimento. Nele também cabem informações sobre cursos, treinamentos e outros de caráter educativo.

4. Escolha bem os seus gestores

É essencial que os colaboradores da sua empresa que assumem cargos de gestão sejam bem preparados, tanto no currículo e quanto por você mesmo. Faça treinamentos e reuniões periódicas para ouvi-los, entender quais são suas dificuldades e orientá-los sobre o que fazer em cada situação de acordo com as diretrizes da sua empresa.

Faça simulações, questionamentos e conversas em particular. Ouça também seus colaboradores para saber o que eles têm a dizer sobre seus gestores.

5. Busque melhorias na gestão de pessoas

Além de saber o que gestores e colaboradores têm a dizer um sobre o outro, há uma pessoa importante nesse processo que também precisa ser avaliada: você! Isso mesmo, proprietários de um negócio também precisam ser avaliados por sua equipe.

Não é porque você chegou a esse patamar que você sabe tudo e é perfeito. Muitas vezes, um negócio pode não ir tão bem ou a equipe estar em desequilíbrio porque você está com problemas em administrar tudo e lidar com algumas situações. Olhe para si mesmo e permita-se ouvir o que os outros têm a dizer sobre você.

6. Coloque os funcionários no lugar dos clientes

Muitas reclamações que você recebe de seus clientes ou fornecedores podem ser porque sua equipe de atendimento não está se colocando no lugar do cliente, que é cheio de dúvidas, insegurança e questionamentos.

Se esse for o caso, realize treinamentos voltados para isso. Peça para que eles tentem agir como os clientes agem com eles. Em conjunto com todos os participantes, faça avaliações dessas cenas reproduzidas e concluam juntos se o atendimento fornecido está sendo adequado.

Estimule também que seus colaboradores experimentem os produtos ou serviços que sua empresa oferece. Assim, eles poderão compreender melhor o que estão fazendo e atender com muito mais qualidade.

7. Facilite os processos internos

Uma das reclamações frequentes de colaboradores está relacionada à lentidão e à burocracia de processos da empresa. Por isso, procure facilitá-los para que o serviços dos seus colaboradores seja otimizado e se torne, até mesmo, mais agradável a ser realizado.

Procure ferramentas que facilitem esses processos. Peça que eles opinem e deem sugestões do que pode ser melhorado para conseguir melhores resultados num período mais curto de tempo.

8. Invista em tecnologia

Nos dias de hoje, não dá mais para utilizar apenas papel, caneta e calculadora. Invista em tecnologia: pesquise, procure, avalie as opções de ferramentas digitais que podem otimizar todo o processo de gestão da sua empresa. Explore novos recursos!

Você pode utilizar sistemas de ponto digitais e ferramentas de CRM (Customer Relationship Management), por exemplo, que trabalham com gerenciamento de relacionamento com o cliente, contribuindo para que o trabalho de seus colaboradores seja mais efetivo e produtivo.

Em suma, você precisa dar atenção à sua equipe de trabalho. Afinal, ela é o bem mais valioso do seu negócio. Se os colaboradores não conseguem trabalhar direito ou se sentem desmotivados, os resultados do seu negócio tendem a diminuir.

É por isso que é tão importante contar com uma boa gestão de pessoas, que valorize seus colaboradores e que seja uma relação de participação em conjunto. A relação tradicional de patrão e empregado já deixou de existir há muito tempo. Grandes empresas trabalham em conjunto com seus colaboradores porque sabem o quanto eles são importantes!

Agora que você já conheceu algumas dicas para gestão de pessoas, temos mais uma que poderá fazer muita diferença no crescimento da sua empresa. Com sua equipe de trabalho em ordem, é preciso pensar na divulgação da sua empresa para adquirir novos clientes. Então, veja também nossas dicas de marketing digital para salões de festas e eventos!

Deixe uma resposta