Como aumentar as vendas do seu negócio?

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Saber como aumentar as vendas é fundamental para uma empresa, mas existem dificuldades que podem impedi-la de chegar lá, tais como: mau gerenciamento comercial, preços acima ou abaixo do mercado, equipe desmotivada, campanhas de marketing inativas, entre outros. Portanto, para vender mais, é preciso identificar quais são os pontos mais fracos e investir para melhorá-los.

Por essa razão, reunimos aqui neste artigo algumas dicas sobre como fazer com que as vendas do seu negócio subam. Confira!

Defina objetivos e metas

O primeiro passo é estabelecer o quanto a empresa quer crescer, ou seja, onde ela está no momento e onde deseja chegar. Para isso é necessário traçar um objetivo quantitativo e qualitativo que determinem quando esse momento tiver chegado. Por exemplo: “ser a empresa número um do mercado e elevar o faturamento mensal em 25% até o fim do ano”.

Assim, fica mais fácil estabelecer as metas da equipe de vendas, isto é, os números que eles precisarão atingir mensalmente para que a empresa conquiste o objetivo dentro da linha de tempo determinada.

Por essa razão, acompanhar o desempenho dos vendedores tomando como base a meta é um trabalho que deve ser feito a risca pelo gestor ou dono do negócio. Afinal, só podem ficar no time aqueles que todo mês entregarem os resultados requeridos para que a empresa chegue ao ponto desejado.

Invista na capacitação profissional

A capacitação do time de vendas também é algo muito importante tanto para o aumento do faturamento quanto para a qualidade do atendimento ao cliente. Por mais que os produtos e serviços que você ofereça sejam muito bons, também é necessário ter um grupo de vendedores bem treinados que transmita ao público esses valores.

Contudo, a capacitação deve ser um processo contínuo, pois não basta reunir os vendedores uma vez por ano e treiná-los para que eles possam vender mais. É preciso considerar os fatores externos que podem influenciar os resultados, tais como economia, sazonalidade, diferença entre os perfis de cliente, etc. Portanto, o treinamento deve ser feito constantemente e, caso a empresa não consiga fazê-lo internamente, pode terceirizá-lo.

Encontre novos usos para seus produtos no mercado

Para ter uma maior penetração de mercado, você pode estimular os clientes a comprarem mais produtos por meio de promoções e ofertas. Datas comemorativas são épocas ideais para fazer isso, pois as pessoas estão mais estimuladas a consumir.

Além disso, você também pode descobrir novos usos para os produtos com os quais já trabalha para atingir novos mercados. Por exemplo: se a sua empresa vende fantasias e tem um movimento maior no Carnaval e Halloween, o foco durante o resto do ano pode ser atrair o público de festas temáticas e infantis.

Use o funil de vendas para saber como aumentar as vendas

O funil de vendas é o caminho que um consumidor percorre antes de comprar um produto ou serviço de uma empresa, por isso, é conhecido também como jornada do cliente.

Assim, a captação do cliente começa no topo do funil, passando pelo meio e terminando no fundo. Logo, identificar o comportamento dele em cada etapa é fundamental para que uma empresa saiba quais são as ações que deve tomar para fazer com que o caminho de compra seja realizado com sucesso.

O funil é formado por três ciclos: topo, meio e fundo. O topo é conhecido como “estágio da dor”, ou seja, o momento em que o possível novo cliente descobre ter algum problema e tem interesse em resolvê-lo.

No meio do funil, ela entra na fase da solução, em que começa a procurar formas de solucionar o problema que descobriu ter. Como nem todas as soluções podem ser as mais apropriadas, ela pode considerar os benefícios que cada uma provém, avaliando qual é a mais efetiva.

Por fim, o fundo do funil é o momento da conversão em que a pessoa descobre quem pode oferecer a melhor saída por meio de um produto ou serviço. Ao avaliar e escolher qual é realmente a solução ideal, a compra é feita e a jornada é concluída.

Portanto, conhecer bem o funil de vendas é essencial para o seu negócio, pois ao saber em qual estágio a pessoa que pode se tornar um cliente se encontra, é mais fácil saber qual a melhor abordagem a ser usada.

Use uma ferramenta de gestão de vendas

Saber como o funil funciona não é o suficiente, também é necessário ter uma ferramenta que possa trabalhá-lo, tal como um CRM. O CRM — sigla de Customer Relationship Management, ou gestão de relacionamento com o cliente — é uma ferramenta usada por equipes de marketing e vendas para trabalhar a geração e o monitoramento de clientes.

Por meio dessa ferramenta, é possível realizar várias ações, como cadastrar e contatar clientes, acompanhar o histórico de contato, enviar e-mails e verificar as taxas de abertura, fazer e gravar ligações, registrar produtos oferecidos pela empresa, emitir relatórios de performance de cada vendedor, fazer a medição dos resultados das ações de marketing, entre outras.

Usar um sistema CRM é de grande ajuda no processo de vendas, já que ele reúne todos os dados do cliente em um só canal: tipo de cliente, se já comprou com a empresa ou não, qual orçamento tem disponível para investir, como os produtos ou serviços oferecidos podem solucionar seus problemas, etc.

Sabe quando o cliente entra em contato com a sua loja e o vendedor não sabe do que ele precisa, por não ter registrado o atendimento anterior? Ou mesmo quando o contato de um novo cliente se perde por ter sido salvo em uma planilha aleatória? Esses tipos de problemas podem ser resolvidos a partir da implementação de um CRM.

Invista em anúncios de qualidade

Para aumentar as vendas também é preciso investir em anúncios. Como os de Outbound Marketing — televisão, revistas, jornais e afins — têm custo maior, uma solução mais econômica e efetiva é o Inbound Marketing.

Logo, armar campanhas no Google AdWords para atrair interessados no seu produto e no Facebook Ads, para causar um maior engajamento com seu público-alvo, são as principais ações que você pode adotar no Marketing Digital para trazer resultados em curto prazo.

Seguindo essas dicas você saberá como aumentar as vendas do seu negócio. Você já está aplicando alguma delas na sua empresa? Então, deixe um comentário e nos conte como tem sido a sua experiência!

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