Como tirar fotos do meu hotel?

Tempo de leitura: 6 minutos

No momento em que as pessoas decidem viajar, a primeira coisa que vem à cabeça é pesquisar sobre o lugar na internet. Mesmo que tenham indicações de parentes e amigos, todo mundo dá uma conferida no site ou nas redes sociais para verificar se as opções estão de acordo com o que procuram.

No nosso post de hoje daremos algumas dicas de como tirar fotos para ajudar o marketing do seu hotel! Confira!

Atente-se à beleza dos detalhes

Antes de começar a fotografar, arrume o local, deixe bem visíveis os acessórios que fazem do hotel um lugar único, charmoso e aconchegante.
Uma boa opção é colocar na foto um vaso de flores da região, toalhas bordadas, etc. Mostre a pessoalidade do ambiente e o quanto preza receber todos os hóspedes com carinho e atenção.

Selecione bem o equipamento

Para evitar que as fotos saiam tremidas, use um tripé de câmera, que é muito útil também para ajustar a altura e a inclinação. E não se esqueça de limpar as lentes para que as imagens não saiam borradas.

Use e abuse da tecnologia

Opções de efeitos para fotos não faltam, além de darem um ar moderno, muitas trazem a sensação de que a fotografia possui vida própria.
Alguns exemplos muito bons que existem hoje são:

Fotografias com movimento detalhado

Trata-se de registrar objetos ou pessoas no momento em que estão em ação.
É só usar a imaginação, crianças jogando bola, um salto na piscina, sorrisos espontâneos… Tenha concentração e focalize o momento e o objeto exato para fotografar e pronto, dê vários cliques e selecione o que ficar mais interessante.

Ângulo em primeira pessoa

Esse tipo de imagem tem que ser tirado na maior naturalidade possível, para que não fique artificial.

Uma boa dica é tirar fotos dos pés e das mãos enquanto anda na areia, toma um sorvete, afaga um cachorrinho, por exemplo. A intenção desse ângulo é revelar momentos descontraídos, sem qualquer tipo de produção. Focalize a distância correta e vá treinando até atingir o aspecto esperado.

Se quiser tirar as mãos, coloque a máquina no pescoço, selecione o modo Life view — modo em que é possível ver pela tela as funções e a imagem que será captada.

Fotos 360º

As fotografias 360º são um excelente recurso para dar aquela sensação de realidade na fotografia. As pessoas podem interagir com a imagem arrastando-a para os lados, para baixo e para cima, olhando todos os detalhes.

Essa prática é uma excelente opção para retratar o hotel, pois os visitantes do site poderão ter uma vista bem ampla e autêntica do ambiente.

Chamado também de tour virtual 360º, esse aplicativo pode ter milhares de ambientes interligados entre si. Podem ser acrescentados imagens, sons, vídeos, links externos e até em objetos 3D, o que cria uma noção ampla e divertida de todo o ambiente.

Esse recurso está disponível no Facebook, o que é muito bom para dar aquela incrementada nas redes sociais do seu estabelecimento.

Crie ilusões de ótica

Para dar aquele ar de descontração e alegria, faça uso desse efeito. Existem várias formas de fazer isso. Um bem comum, por exemplo, é uma mão segurando um sol ou uma pessoa, um cachorro gigante correndo ao lado dos donos e coisas do tipo.

Fotografe os ambientes que sempre devem ser registrados

Independente do tipo perfil de hóspedes do hotel, alguns locais não podem passar despercebidos na hora da fotografia. Nos espaços internos, as acomodações devem ser todas fotografadas, mostrando o que possui cada tipo de suíte, e sem esquecer de mostrar o banheiro.

É interessante mostrar o hall da recepção, o que tem disponível nas áreas comuns, e nunca deixar de fora o café da manhã, registrando sempre sucos naturais, bolos e frutas da época.

Nas áreas externas, se o lugar possui piscina, tem que dar muita ênfase a esta, tirando fotos no momento em que o sol bate sobre sua superfície e de ângulos que favoreçam mais o seu tamanho. Uma boa dica é registrar a piscina quando ela estiver vazia, para maior visibilidade.

Fotografar áreas verdes também é muito importante, pois além da beleza da natureza, passa-se uma sensação de tranquilidade e bem-estar.

Utilize a iluminação certa

A iluminação adequada é de extrema importância para o resultado, portanto é bom estar atento a alguns aspectos. Não use mais de uma variação de luz — ou a artificial ou somente a luz natural — e verifique se todas as lâmpadas estão funcionando. Se estiverem fracas, troque-as por umas mais potentes, nem que seja só para a sessão de fotos.

Quando o sol estiver muito forte, feche as cortinas e utilize a luz artificial, pois nestas condições, a tendência é que os detalhes registrados fiquem mais escuros, quase imperceptíveis.

Uma boa opção é usar superfícies reflexivas para distribuir melhor a luz por todo o espaço. Os espelhos, desde que não apareçam na foto, contribuem para o efeito. Em algumas lojas, encontram-se difusores e refletores próprios para esse serviço.

Porém, uma dica bem eficiente e muito econômica é a utilização de placas de isopor, para rebater as luzes, refletindo de maneira mais suave e sem contrastar demais com a realidade.

Edite e trate após tirar as fotos

Após baixar as fotos para o computador, a primeira atitude a se tomar é remover todas as imagens que não ficaram boas (fora de foco, escuras, pessoas com os olhos fechados, etc.). Depois organize em pastas para cada tema e estilo de fotografia.

Em seguida, verifique uma por uma, veja se haverá necessidade de aumentar o brilho ou o contraste, se poderá cortar algumas partes, entre outras ações.

Para a publicação em alguns websites, costuma ser necessário que a imagem esteja reduzida, verifique isso.

Lembre-se que as pessoas costumam prestar mais atenção nas imagens, pois estas exercem grande influência na hora da compra do produto ou serviço. Um outro benefício quando se trata de hotéis é que as fotografias transcendem todos os idiomas, pois não necessitam de tradução.

Gostou do nosso post sobre como tirar fotos do hotel? Então continue a leitura conhecendo 9 dicas sobre como posicionar a sua marca na internet.

Deixe uma resposta