Entenda como a inovação tecnológica pode impactar seu negócio

Tempo de leitura: 6 minutos

O mercado atual exige que os proprietários de pequenas e médias empresas busquem constantemente pela inovação tecnológica para alcançar melhores diferenciais competitivos e mais estabilidade.

Por muito tempo, a tecnologia não esteve acessível para negócios desse porte, sendo restrita para grandes empresas. Entretanto, o avanço tecnológico democratizou o acesso aos novos recursos, tornando-os acessíveis para empresas de segmentos e tamanhos diversos.

Devido a essas mudanças serem recentes, muitos empreendedores ainda têm dificuldade em inserir o conceito de inovação tecnológica na realidade do negócio. Para ajudar nessa etapa, vamos explicar o que é e qual a importância da inovação para empresas. Continue com a gente!

O que é inovação tecnológica?

A inovação tecnológica pode ser compreendida como uma nova abordagem com o objetivo de solucionar um problema. Disso, é possível resultar um novo produto, serviço ou processo, ou mesmo o aprimoramento de uma técnica antiga que torne mais barato ou fácil alcançar o mesmo resultado.

Quando uma empresa muda a perspectiva com a qual tem atuado, buscando melhorias, mudanças e mais produtividade, ela está se encaminhando para uma inovação tecnológica.

Não apenas as mudanças produzidas dentro da empresa são consideradas como inovações. Por exemplo, a adoção de um novo software ou técnica de divulgação que altere os processos internos, tornando-os mais eficientes, também é uma inovação.

O objetivo é sempre agregar mais valor à experiência de compra e atrair novos clientes, mostrando que, mesmo com produtos semelhantes, a empresa proporciona vantagens em relação à concorrência.

A inovação tecnológica pode ser dividida em três tipos:

  • objeto da inovação: representa o produto ou processo que é fruto direto da inovação, resultando em algo totalmente novo ou aprimorado em relação ao usado anteriormente;
  • impacto da inovação no mercado: cada inovação tecnológica modifica a forma como o mercado age. Por exemplo, hoje, já é recorrente que empresas de fotografia trabalhem com drones. Isso já foi um diferencial, mas, atualmente, é quase uma exigência. O impacto pode ser radical, representando um produto complemente novo ou uma melhoria contínua, que significa um novo ou aprimorado processo que não gera um novo produto, mas melhora um antigo.
  • modelo de negócio: por fim, o modelo de negócio representa o processo no qual a empresa transforma investimentos em lucro. Dependendo do tipo de inovação tecnológica, todo o modelo de negócio da empresa deve ser revisto para que ela se mantenha competitiva.

Portanto, podemos constatar que a inovação tecnológica tem capacidade de influenciar profundamente em diversos aspectos de uma empresa, sendo necessário que o empresário saiba a razão de investir nessas novidades.

Por que devo investir em inovação tecnológica?

O mercado atual é mais competitivo, o que exige das empresas que querem continuar relevantes para os clientes mostrem, além dos produtos ou serviços oferecidos, valor agregado à compra.

Quando inserida no contexto empresarial, a inovação tecnológica pode ter como objetivo:

  • melhorar a experiência de compra do consumidor;
  • otimizar processos internos, diminuindo o ruído entre estratégia e operação;
  • substituir ou aprimorar os produtos oferecidos;
  • gerar vantagem competitiva a partir de um conjunto de melhorias.

Para definir qual tipo de inovação tecnológica é mais relevante para a empresa no momento, é necessário ter uma clara compreensão do mercado, conhecendo a concorrência e as práticas realizadas, assim como mapear os processos internos.

Qualquer tipo de inovação nas empresas só é possível quando os colaboradores recebem o treinamento adequado. O empresário também deve manter-se ativo por meio da participação em palestras, feiras e cursos.

Novas parcerias

Uma forma de investir em novas tecnologias, mas sem colocar o orçamento da empresa em risco, é por meio das parcerias. A cooperação entre negócios permite troca de experiências e conhecimento sobre inovações que podem agregar à companhia.

Também é por meio de parcerias que é possível implementar diversas ações utilizando-se do know-how da outra empresa. No caso das fotos 360º, por exemplo, ao fechar uma parceria, o negócio beneficia-se dos conhecimentos da outra empresa e agrega mais valor ao serviço ou produto que oferece.

Esse tipo de benefício também é verídico nas parceiras com agências de marketing digital especializadas, por exemplo. Esse tipo de cooperação empresarial torna as inovações mais acessíveis, além de não exigir equipes internas para a realização dessas mudanças, o que seria oneroso ao empresário.

Como as fotos 360º trazem vantagem competitiva?

Como citamos o exemplo das fotos 360º, vamos explicá-lo melhor, de forma a identificar como essa inovação tecnológica gera vantagem competitiva para uma empresa.

As fotos 360º consistem em imagens profissionais tiradas por uma agência especializada, que também vai trabalhar na edição das fotos, podendo criar a experiência de tour virtual para o cliente.

Em alguns segmentos, como lojas, hotéis, restaurantes e outros, o cliente tem curiosidade para conhecer o ambiente antes mesmo de ir até o local, pois deseja saber se a empresa atende às demandas dele sem ter que se deslocar para isso. Assim, as fotos 360º permitem que o potencial cliente conheça o espaço da loja sem sair de casa.

Essa inovação tem se tornado mais comum para empresas que querem usar os recursos tecnológicos para melhorar a experiência do cliente e desenvolver diferenciais competitivos, visto que esse serviço ainda consiste em um diferencial de mercado. Entre os benefícios gerados pela solução, estão:

  • proporcionar uma experiência diferenciada ao consumidor;
  • agregar valor ao produto ou serviço oferecido;
  • aumentar a confiança do cliente em relação ao negócio;
  • melhorar os resultados digitais da marca, como SEO;
  • aumentar a visibilidade da empresa.

Dessa forma, quando se fala em inserir a inovação tecnológica em uma empresa, tem-se a possibilidade de alcançar uma série de vantagens com mudanças aparentemente simples, mas que geram uma grande mudança em como o cliente vê e se relaciona com a marca.

Valorizar a experiência do cliente com a empresa é o primeiro passo para alcançar vantagem competitiva e tornar-se mais relevante para o público, facilitando ao máximo o processo de descoberta da solução e de compra.

As fotos 360º integram as inovações tecnológicas que podem ser adotadas por empresas de pequeno e médio porte por meio de parcerias com companhias especializadas e que possuem amplo conhecimento no segmento, tornando o investimento mais seguro e eficiente.

Quer saber mais de como as fotos 360º podem representar o primeiro passo em direção à inovação tecnológica na sua empresa? Confira o conteúdo Tudo que você precisa saber sobre fotos em 360 e conheça os detalhes dessa opção!

Deixe uma resposta