FAQ

Perguntas frequentes sobre tour virtual e fotos 360

1 – O que é uma foto 360

Também chamada de panorama equiretangular, a foto 360 é formada da junção de várias imagens de um ambiente, feitas de um mesmo ponto. A sua junção gera uma imagem que pode ser visualizada em 360 graus em todos os eixos (X e Y) e dá a ilusão de imersão dentro do ambiente retratado.

Foto equiretangular
Panorama equiretangular, é formada da junção de várias imagens de um ambiente, feitas de um mesmo ponto.

2 – O que é um tour virtual?

É a junção de várias fotos 360 de diferentes ambientes. O objetivo do tour é facilitar ao máximo o acesso as fotos 360 e dar ao usuário a possibilidade de visualizar os conteúdos que mais lhe interessam de forma mais direcionada. No tour virtual existem elementos que enriquecem e facilitam a experiência de navegação, tais como mapas ou plantas baixas, fotos em miniatura dos ambientes retratados, videos, som ambiente, fotos com detalhes, etc.

Exemplo de Tour Virtual 360
Exemplo de Tour Virtual 360 com navegação por planta baixa em destaque

3 – Que tipo de empresa ou empreendimento deve fazer um tour virtual?

Todo tipo de negócio, publico ou privado, que tenha como uns dos diferencias a estrutura física. Diferentes segmentos abaixo foram citados a título de exemplo:

  • Aéreo/naval: indústria, comércio e locação de aviões, helicópteros, iates, barcos e navios;
  • Agências de publicidade e propaganda: Projetos de clientes, que tenham como diferencial infra estrutura ou que o tour seja um diferencial ou ferramenta a mais de venda e promoção;
  • Comércio: lojas, magazines e shopping centers;
  • Concessionárias: loja e interior de veículos;
  • Construção civil: arquitetos, decoradores, paisagistas, construtoras, imobiliárias;
  • Cultura: exposições, museus, galerias e memoriais;
  • Educação: escolas e universidades;
  • Entretenimento: casas de shows, discotecas, teatros, salões de festa, cinemas, parque de diversão, parque aquático, etc.
  • Eventos: shows, feiras , congressos, stands;
  • Gastronomia: bares, restaurantes, bistrôs;
  • Hotelaria: hotéis, pousadas, albergues, flats e resorts;
  • Industria: fábricas e montadoras;
  • Saúde: hospitais, clínicas, laboratórios e consultórios;
  • Turismo: patrimônio histórico, monumentos, parques, praias e praças;

4 – Como o ambiente deve ser preparado para a sessão de fotos 360?

Os ambientes devem estar limpos e organizados e as pessoas que porventura apareçam nas fotos avisadas. Como as fotos 360 captam todo o ambiente, cuidados como a limpeza do piso, superfície de móveis e vidros de janelas devem ser tomados. Além disso itens desnecessários ou que normalmente não fazem parte do dia-a-dia do ambiente devem ser retirados, desse modo retrataremos o ambiente com a maior fidelidade possível.


5 – Quanto tempo leva para fazer uma foto 360?

Levamos 2 minutos em média por foto 360. Esse tempo pode variar um pouco para menos ou para mais, se estendendo até 10 minutos por captura. O que vai influenciar é o nível de iluminação do ambiente e a amplitude dinâmica (HDR) que decidirmos trabalhar, sendo que quanto maior a amplitude (maior número de fotos de uma mesma posição, variando de 3 a 11 variações na captura da luminosidade*) mais fiel à realidade a foto 360 será.
* Procedimento adotado na captura de Tours Virtuais 360 Premium, a técnica e o tempo de captura são diferentes no programa Street View Trusted do Google


6 – O que é uma foto HDR?

Uma foto HDR (de Amplitude Dinâmica Alta) é uma imagem que contém uma amplitude maior de cor e tonalidade do que arquivos comuns, que são conhecidos como fotos LDR (de Amplitude Dinâmica Baixa). Fotos HDR são tiradas com câmeras especiais ou são criadas com a mesclagem de múltiplas fotos LDR em uma. Enquanto fotos LDR normalmente contêm 8 ou 16 bits por canal, fotos HDR contêm 32 bits por canal (mais informação, portanto mais possibilidades).
A exibição de uma foto HDR no monitor ocorre comprimindo-a para uma foto LDR. Esse processo, chamado de mapeamento de tom ou compressão de tom, é um dos principais processos que ocorrem para a visualização da foto tal qual o olho humano faz (o mais próximo possível da realidade).

O que é Amplitude dinâmica?

Em fotografia, Amplitude Dinâmica é a proporção entre os valores mínimos e máximos de brilho da cena original, da imagem digital ou da impressão final. Uma das principais aplicações das imagens HDR é na computação gráfica. Modelos 3D de objetos, prédios, carros são integrados em fotos reais, utilizando a amplitude dinâmica da luz como fonte de iluminação e reflexão, com resultados que possuem um grau de realismo enorme.

Carro em 3D iluminado utilizando a luz contida na panoramica 360 HDR
Modelo 3D renderizado utilizando a amplitude dinâmica da panorâmica 360.

7 – Como as fotos 360 e o tour virtual são entregues para o cliente?

Os arquivos relativos ao tour virtual são entregues ao cliente para inserção no website, ou para cópia em notebooks, tablets e smartphones. Os tours estão configurados para funcionarem em desktops, tablets e smartphones (inclusive offline)*. Também podemos inserir o tour virtual e as fotos 360, desde que tenhamos as senhas de administração e FTP.
Todos os tours virtuais gerados possuem 2 opções de navegação*, uma por miniaturas das fotos dos ambientes e outra pela planta humanizada (quando fornecida pelo cliente).
* Apenas nos Tours Virtuais 360 Premium


8 – Qual o prazo para entregar o tour virtual produzido?

Levamos de 1 a 2 dias úteis por foto capturada. Tours virtuais 360 com no mínimo 3 fotos, levam em torno de 5 dias úteis para ficarem prontos e serem entregues e/ou publicados. Esse prazo pode variar para mais, dependendo do número de fotos, complexidade do ambiente e do nível de personalização contratado.