Marketing hoteleiro: saiba como atrair hóspedes nas férias de julho

Tempo de leitura: 6 minutos

Atrair novos hóspedes é um desafio para qualquer hotel, independentemente de seu tamanho. Muitas ações precisam ser desenvolvidas para conquistar clientes para o empreendimento, entre elas o marketing hoteleiro.

Muitas vezes, os hotéis focam apenas na venda direta e deixam de pensar em fatores que levam ao fechamento, como o marketing, por exemplo. Deixar de planejar isso pode ser um tiro no pé de sua estratégia.

Uma boa propaganda consegue atingir um novo público para as férias de julho e fortalece a imagem do estabelecimento. Trata-se de uma excelente forma de conquistar hóspedes com ações certeiras.

Quer saber mais cobre o assunto? Continue a leitura!

O que é marketing hoteleiro?

O marketing hoteleiro é, basicamente, responsável por toda a divulgação de seu empreendimento. Essa publicidade envolve desde a veiculação de anúncios até ações promocionais e institucionais.

Tudo isso ocorre por meio das mídias tradicionais (como jornal, rádio e TV), porém existe uma maneira mais eficiente para divulgar nos dias de hoje: a internet. Ter uma boa imagem online já é um grande passo para atrair mais hóspedes.

A reputação na rede não pode mais ser deixada de lado, já que a maioria das pessoas pesquisa o hotel (ou pousada) ideal online e, depois disso, entra em contato.

Como atrair mais hóspedes?

Se estivéssemos em um programa de perguntas e respostas da TV, essa pergunta valeria 1 milhão de reais. Não existe uma fórmula exata para conquistar mais hóspedes, mas alguns pontos precisam de atenção nessa busca.

Investir no marketing hoteleiro já é um bom começo para o seu estabelecimento. Oferecer detalhes sobre o hotel, reforçar a imagem positiva e atender com empatia faz toda a diferença.

Para lhe ajudar na busca pelo aumento do número de clientes nas férias de julho, separamos 5 dicas que vão fortalecer a sua imagem e aumentar a procura por seu empreendimento. Confira:

1. Capriche na fotografia

Como as pessoas podem escolher um hotel? Por meio de imagens. Esse é um fator importante para conquistar novos hóspedes, cumprir com suas exigências de qualidade e provar que se trata de um bom ambiente para passar momentos especiais de suas férias de julho.

A dica de ouro é mostrar todas as qualidades e o máximo possível de detalhes a partir de fotografias. Isso ressalta todos os seus pontos fortes e ajuda a definir entre o seu hotel ou o da concorrência.

Fotos com boa definição chamam mais a atenção do usuário e mostram as características do imóvel. É um fator importante para o cliente e para o hotel, principalmente para expor com clareza o que o hóspede contratará.

2. Ofereça informações completas

Quem escolhe um hotel para se hospedar nas férias geralmente faz uma pesquisa minuciosa, pois qualquer surpresa pode transformar algo divertido em um pesadelo. Por isso, seus futuros hóspedes precisam saber com riqueza de detalhes o que você tem a oferecer.

Procure preencher todas as informações no site ou anúncio do estabelecimento. Quantas camas? Qual TV? Tem hidromassagem? Quem sabe academia ou piscina para o público?

Esclareça todos os detalhes do quarto e dos ambientes à disposição. Uma dica de ouro é ter um site completo sobre o seu hotel, repleto de imagens e informações úteis para os futuros hóspedes.

3. Disponibilize um tour virtual

Uma das formas mais eficientes de mostrar quais são as qualidades de um hotel para seus potenciais clientes é por meio de um tour virtual. Entre as diversas vantagens, está a possibilidade de ver os ambientes de vários ângulos diferentes.

O tour virtual ajuda a garantir que o movimento cresça nas férias de julho, especialmente por mostrar muitos detalhes ao público. Usar imagens em 360° representa a chance de imaginar bons momentos aproveitando as férias em seu hotel.

Sem contar que você pode usar esse recurso como uma ferramenta importante de divulgação. Isso mesmo: é possível compartilhar nas redes sociais, incluir em seu site e gerar mais proximidade com os hóspedes em potencial.

4. Faça promoções

Seus futuros hóspedes estão procurando o hotel ideal entre milhares de concorrentes. Além da qualidade, existe algo que chama a atenção de muita gente: o preço. Alguns procuram apenas uma opção vantajosa.

Uma boa oportunidade pode ser uma promoção imperdível. Por esse motivo, é importante que você pense em ofertas que chamem a atenção e diferenciem seu estabelecimento entre os milhares disponíveis por aí.

Algumas promoções podem ajudar com isso, como aquelas especiais para aniversariantes ou idosos e pacotes para universitários, por exemplo. Outra possibilidade é pensar em ofertas para casais, como noites românticas ou experiências inesquecíveis para os apaixonados.

Outro fator que não pode ser esquecido é o preço. Quando um possível hóspede avista a palavra “desconto” no horizonte, seus olhos começam a brilhar. Pense em descontos especiais e invista na divulgação, principalmente em épocas de pouco movimento hoteleiro.

5. Cuide do atendimento

Muitas vezes, os hotéis criam promoções imperdíveis, oferecem informações completas e fazem um marketing certeiro, mas pecam no mais importante: a qualidade do atendimento. Esse fator é fundamental, especialmente para quem depende do público.

Uma recepção ruim se propaga com muita intensidade, pois os hóspedes mal atendidos fazem questão de transmitir que seu empreendimento não agradou. Isso estraga a imagem e prejudica a chegada de novos clientes.

Apesar disso, tudo tem solução. Nunca se esqueça de se colocar no lugar dos clientes e atendê-los com respeito, educação e cordialidade. Sempre que possível, busque um feedback e ouça-os. Afinal, eles são a razão de seu estabelecimento existir.

Vamos colocar em prática?

A propaganda é a alma do negócio — especialmente para o setor hoteleiro, onde a competitividade cresce a cada dia. Um bom marketing garante que os hóspedes optem por seu hotel diante de milhares de concorrentes.

Alguns fatores fazem toda a diferença. Agora que você já sabe da importância de oferecer boas informações, disponibilizar um tour virtual e atender com qualidade, pode pensar em estratégias certeiras para conquistar um novo público.

Listamos algumas boas dicas de marketing hoteleiro para que seja possível atrair clientes nas férias de julho. E você, já pensou como conseguir mais hóspedes para essa temporada? Deixe seu comentário, adoraríamos saber a sua opinião!

Deixe uma resposta