O guia definitivo para aumentar as vendas do seu negócio

Tempo de leitura: 18 minutos

Aumentar as vendas do seu negócio não é um sonho exclusivamente seu. A finalidade de qualquer empreendimento é trazer mais clientes a bordo, e ela só pode ser realizada com as iniciativas de marketing certas. Empresários de sucesso não são mais talentosos ou inteligentes que você: eles simplesmente aprenderam a fazer as coisas de maneira diferente — e a ganhar dinheiro com isso.

Com empenho e a orientação certa, qualquer empreendedor consegue fazer o seu negócio melhorar. Use as 13 etapas a seguir como um passo a passo para atrair mais consumidores e aumentar as vendas da sua empresa.

1. Evite atropelos

O nervosismo pode atrapalhar bastante você na hora de aumentar as vendas do seu negócio. A raiz da ansiedade de vendas geralmente é o medo, e ele conduz a decisões precipitadas, que tendem a ser prejudiciais para as organizações. Sua empresa não quer ser vítima disso, certo?

Superar o nervosismo e não se atropelar na hora de dar início a qualquer iniciativa é fundamental. Caso contrário, você poderá ver todos os seus esforços arruinados por falhas de planejamento, escolhas ruins e problemas que não foram resolvidos antes de começar a trabalhar nessa etapa de expansão da sua empresa.

Por isso, antes de começar a seguir este passo a passo, é preciso se preparar para ele. Em nosso próximo tópico, falaremos melhor sobre como organizar a sua empresa para lidar com o novo fluxo de clientes sem deixar insatisfeitos seus consumidores atuais, por exemplo. Muitos empreendedores, na ânsia de crescer, se esquecem disso e acabam perdendo tantos negócios quantos conquistaram por mero descuido.

É o objetivo de todas as organizações ampliar sua participação no mercado, conquistando novos consumidores e abrindo novas filiais. Porém, sobreviver às dores do crescimento também precisa estar dentro de suas prioridades.

Esteja pronto para fazer um planejamento adequado do seu plano de vendas e evite agir por impulso, reduzindo preços drasticamente, deixando de estudar seu consumidor ou implementando precipitadamente a primeira estratégia que vir pela frente. Cautela é importante para ser bem-sucedido e aumentar as vendas do seu negócio.

2. Arrume a casa

Não dá para sair pressionando os seus vendedores por mais resultados sem rever os processos da companhia. Uma má gestão de recursos pode estar sendo muito mais prejudicial aos números do que a sua equipe atual, e é preciso conferir se esse não é o problema no caso da sua empresa.

Existem alguns problemas comuns em vendas, e é muito fácil apontá-los. Se, em seu negócio, as pessoas comprarem coisas, e não soluções, é porque as suas pessoas de vendas passam tempo demais falando de ofertas, em vez de garantir ao comprador que o produto, a empresa e o serviço resolverão seu problema. Isso geralmente resulta em baixos retornos e é perceptível.

Mas se esse não for o problema, talvez o que esteja acontecendo com a sua linha de fundo seja ainda mais complexo de se resolver. Pode ser que você compre insumos por um preço alto demais ou gaste muito com seu pessoal. Esses não são problemas de venda, e sim sinais de que é preciso arrumar a casa.

Quando falamos em “arrumar a casa”, não nos restringimos ao que deve ser feito para aumentar as vendas e conseguir mais lucros. Temos de pensar no contexto inteiro do negócio, inclusive em como você vai receber esses novos negócios quando estiver tudo bem. Sua empresa consegue escalar de acordo com as suas pretensões? Se não, é hora de verificar isso também.

Essa é a fase em que você terá a oportunidade de dar um jeito em todos aqueles aspectos que não estão funcionando perfeitamente. Tome muito cuidado aqui, pois o seu sucesso depende disso.

3. Trabalhe no seu diferencial

Por que, em particular, o seu negócio existe? Para determinar o seu diferencial, ou vantagem competitiva, é necessário entender por que você começou a sua empresa e que problemas você resolve para as pessoas. A resposta para essas perguntas é a razão pela qual os clientes mantêm o seu negócio em existência.

Em um mundo de imitação e replicação, tudo o que você traz para o mercado como um diferencial em breve será copiado. Então, você precisa desafiar o fato de que, inerente ao termo vantagem competitiva, está a ideia de que você se define contra o padrão de seus concorrentes. Você precisa orientar-se pelo cliente.

Depois de descobrir o que faz seu negócio se destacar, é hora de investir nisso. O seu diferencial é um público-alvo específico? Especialize-se nele.

Ao se especializar em um nicho de cliente específico, você pode se concentrar nas habilidades e serviços que o beneficiam exclusivamente. Ser o melhor para fornecer uma solução para sua situação única permite à sua empresa maximizar receitas e construir relacionamentos mais fortes com esse tipo de consumidor.

Um relacionamento mais forte é outra maneira de se fortalecer seu diferencial. Criar a melhor experiência para o seu cliente, da sua proposta inicial até a entrega final do seu produto ou serviço, é a melhor maneira de ficar em sua memória.

Mas, para que todos esses aspectos funcionem na construção do seu diferencial, trabalhe também em se tornar um especialista em seu campo. Crie uma reputação por meio de postagens em blogs, livros, vídeos, treinamentos e outros produtos informativos. Quem realmente tem um problema vai sempre querer trabalhar com um especialista.

4. Faça uma análise 360º

Fatores internos e externos podem, simultaneamente, influenciar o desempenho das vendas de um negócio. Portanto, não basta ficar olhando para si quando você quer aumentar as vendas da sua empresa. É preciso ter uma compreensão do que está acontecendo ao seu redor.

Se as empresas da sua área vão bem e a sua não, há um problema. Mas, se o país inteiro está enfrentando uma crise e você também está passando por dificuldades, é mais fácil compreender o que está causando a baixa nas vendas.

Operar um negócio bem-sucedido não é apenas trabalhar duro, mas trabalhar com inteligência. E isso pode significar melhorar o planejamento, gerenciamento e segmentação, assim como muitas outras coisas. No entanto, o primeiro passo para fazê-lo é analisar periodicamente onde você está no mercado e o que está fazendo.

Analisar os fatores que afetam o desempenho e o funcionamento da sua empresa pode fornecer essas informações, o que pode indicar exatamente onde melhorar. Esses fatores podem ser positivos ou negativos, internos ou externos. O que queremos dizer que é que eles podem ser uma consequência direta das ações da empresa ou não.

Uma análise SWOT pode ajudar. Ela considera forças, fraquezas, oportunidades e ameaças de negócios que uma empresa está enfrentando e analisa fatores internos e externos ao mesmo tempo.

5. Mantenha o foco em novas ideias

Para vender mais, não dá para confiar exclusivamente na sua equipe interna de marketing e responsabilizá-la pela produção de todas as novas ideias que vão alavancar o seu negócio. É preciso que a responsabilidade de inovar seja de todos, e você pode promover isso reconhecendo os esforços dos membros da sua equipe com benefícios toda vez que eles tiverem uma grande ideia.

Se a sua empresa tem poucos funcionários, reúna os mais experientes em um grupo consultivo, a fim de condensar o conhecimento acumulado ao longo dos anos. Ele deve ser capaz de guiá-lo pelas novas iniciativas que surgirão.

Ajude os funcionários a se sentirem como membros de uma equipe, em vez de meros empregados. Quando colaboradores se sentem valorizados e apreciados por suas ideias e esforços, eles ficam mais propensos a participar, compartilhar e colaborar, porque se veem como mais do que participantes avulsos.

Reconheça e elogie esforços, compartilhe publicamente a origem de novas ideias e permita que eles saibam que suas contribuições serão reconhecidas e lembradas.

Acima de tudo, crie autonomia e permita que a sua equipe seja responsável por projetos em sua inteireza, sem supervisão ou monitoramento constantes. Você estabelece alguns parâmetros para assegurar tempo e gestão financeira necessários e deixa o resto nas mãos do time, que fica com a tarefa de trazer resultados. Isso garante o fluxo de novas ideias, tira um pouco do peso das costas da gestão e aumenta a moral de todos.

6. Aposte em fotos 360º

Hoje, os consumidores procuram uma experiência de compra estimulante e interativa. Uma simples imagem do seu estabelecimento ou produto não é o suficiente para cativar clientes e fazer com que eles queiram adquirir seus produtos. Seus hábitos de compra online querem emular a experiência imersiva que eles obtêm no mundo real, e a sua organização consegue fazer isso com muito mais eficiência utilizando fotos 360º.

As estratégias que o seu negócio utiliza na internet precisam evoluir com a tecnologia e oferecer tours virtuais e fotos de produto detalhadas, que capturam a atenção do cliente e permitem que ele se engaje com locais e bens de uma maneira muito mais ativa. É esse engajamento maior que faz com que eles se sintam dentro da sua loja e que os inspira a visitá-la de verdade. A sensação de tocar em seus produtos pela tela do computador torna a ação de clicar em um botão para fazer a compra ou reserva muito mais real.

A fotografia tridimensional cria laços emocionais e aumenta a pregnância da sua marca, porque fornece ao seu visitante mais da informação visual que ele busca encontrar em suas redes sociais e website. E informação visual é o recurso mais poderoso que você pode utilizar para empoderar seus clientes, porque ela é dinâmica, esclarecedora e engajadora ao mesmo tempo. E todas essas características fazem com que essa informação conduza a decisões informadas, como a de compra.

Apostar em fotos 360º tem o potencial de aumentar as vendas do seu negócio, porque faz dele mais visual. Todos nós somos cativados, inicialmente, por esse sentido. Aproveitar-se dele é fundamental para conseguir melhores resultados.

7. Entenda o seu cliente

Já citamos a importância de conhecer seu cliente para construir seu diferencial, mas não é só nisso que ele pode te ajudar. Aumentar as vendas do seu negócio significa se transformar em um excelente vendedor, e ser um excelente vendedor é ser capaz de entender de verdade clientes e prospects. Para isso, as dicas a seguir podem ajudar.

Ouça de verdade

Seja honesto. Quanto dos problemas de seus clientes você de fato ouve? Em muitos casos, o nosso problema não está no fracasso de conseguir perspectiva para falar com eles, e sim na incapacidade de ouvir o que têm a dizer. A escuta ativa não é fácil e leva tempo para ser dominada.

Aqui estão algumas formas de desenvolvê-la:

  • mantenha contato visual, se a interação for pessoalmente;
  • não escute para responder, e sim para entender;
  • tente imaginar o que o seu prospect está dizendo. Visualizar declarações em sua mente pode facilitar a compreensão e retenção delas;
  • ouça todas as pessoas, não apenas aquelas que consomem seus produtos.

Entenda sua visão

Uma das melhores maneiras de entender seus clientes é descobrir qual é a visão deles. Tente aprender, em suas conversas, onde eles querem chegar e o que esperam realizar. Se é um cliente B2B, aonde eles estão tentando levar seus negócios? Quais metas estabeleceram para seu crescimento?

Se é um cliente B2C, descubra o que eles esperam alcançar com seu produto ou serviço, quais são seus objetivos.

É muito fácil se concentrar apenas no que o cliente pode precisar no presente, e isso é um erro. Você precisa descobrir onde ele quer estar e o que o impede de chegar lá. É isso que permitirá que você o ajude.

Fique online

Clientes preferem a internet quando o assunto são pesquisas de satisfação. Existem muitas ferramentas de pesquisa online de baixo ou nenhum custo que podem ajudá-lo a traçar um perfil de quem visita sua página.

O primeiro passo para uma interação de vendas bem-sucedida é entender com quem você está lidando. Não saber quem realmente é seu cliente é como tentar atingir um alvo com os olhos vendados.

8. Amplie o seu mercado

Como dono de negócio, é provável que você tenha lido muitos livros, pesquisas e artigos que buscam a bala de prata que o ajudará a levar sua empresa para o próximo nível. Talvez você tenha tentado muitas coisas, mas essa lista de maneiras criativas para ampliar seu mercado e criar consciência de marca pode ajudar você a aumentar as vendas significativamente.

Diversifique

Trabalha com um nicho específico de produtos, mas percebe nos seus consumidores a demanda por mais? Diversifique seu negócio e passe a oferecer outros tipos de bens de consumo. Isso pode ajudar a aumentar as vendas e ampliar seu mercado.

Atinja outros mercados

Seu público atual pode trazer negócios o suficiente, mas você está à procura de melhores oportunidades. Então, que tal buscar outros mercados que estariam interessados nos seus produtos? Imagine que você venda para crianças e adolescentes e pense em quanto seria melhor colocar seus produtos dentro de escolas e clubes que esse público frequenta?

Leve seus produtos para os mercados que precisam deles, onde quer que eles estejam.

Venda na internet

Já pensou em vender na internet? O custo de iniciar um negócio online é muito baixo para quem já tem uma loja física, e expandir para esse canal pode fazer toda a diferença na sua linha de fundo. Você pode praticar preços mais competitivos online e vender para todo o país, ampliando seu público.

9. Qualifique sua equipe

Capacitar o profissional de vendas é o que traz retorno para a sua empresa, mas a prática nem sempre é vista com bons olhos por empreendedores. Pare de encarar cursos e workshops como despesas e veja-os como investimentos em seu pessoal, que, com maior qualificação, poderá trazer mais resultados para casa.

Envolva você e os membros de sua equipe em oportunidades de aprendizagem sempre que possível, incentive que seus vendedores estudem e faça o seu melhor para que seu time de marketing se especialize de forma constante. Apenas dessa forma é possível garantir os melhores resultados para o seu negócio.

10. Tome cuidado ao mexer com os preços

Para aumentar as vendas, abaixar os preços pode parecer a coisa óbvia, mas nem sempre é a estratégia mais inteligente. Depois, você pode se ver numa situação constrangedora, tendo de aumentar os preços sem saber como justificar isso para os seus clientes. Trabalhar o preço traz retornos imediatos, mas não é uma solução ótima.

Antes de abaixar os valores praticados em seus produtos ou serviços, faça cálculos cautelosos de como isso vai impactar sua linha de fundo. Se não for possível realizar um corte nos preços, há sempre outras formas de aumentar as vendas do seu negócio sem comprometer seu faturamento.

11. Anuncie promoções especiais

Já pensou em aumentar as vendas na sua empresa fazendo promoções? As empresas usam esse recurso para gerar novo interesse em seus produtos e também para fomentar as vendas no curto prazo.

Elas são uma ótima ideia por serem iniciativas temporárias, que despertam um senso de urgência no consumidor. Esse senso de urgência o motiva a fazer mais compras e, até mesmo, a mencionar a promoção para seus amigos e familiares. E o boca a boca continua sendo um dos melhores recursos de marketing que há por aí. Por isso, se você quer ver resultados, é hora de pensar na possibilidade de fazer uma promoção.

Há uma série de tipos de ofertas que você pode praticar, como:

  • promoções no pacote, contidas na embalagem exterior do produto;
  • prêmios no pacote, que são ofertas especiais disponíveis apenas quando a embalagem for aberta;
  • ofertas de compra múltipla.
  • a adição de um produto extra que custa apenas o valor de sua matéria-prima;
  • o produto gratuito.
  • vouchers e bônus para futuras compras.

Todas essas metodologias funcionam para atrair o consumidor e movimentar o caixa do seu estabelecimento. Experimente alguma dessas alternativas — ou uma combinação delas — para aumentar as vendas do seu negócio.

Lembre-se, porém, de que algumas promoções e ofertas devem cumprir certos requisitos legais, frequentemente rigorosos. É também do melhor interesse da sua empresa não chatear os seus clientes e sempre atender às suas expectativas ao máximo. Portanto, nunca prometa aquilo que não pode cumprir.

Ao considerar uma promoção, pense na natureza precisa do item da oferta, no limite de entradas (se aplicável), no período dentro do qual as mercadorias devem ser recebidas, no acesso à lista de vencedores e na data de encerramento. Todos esses critérios são importantes para deixar claro para o seu consumidor que ele está participando de uma iniciativa séria.

12. Renove suas campanhas de fidelidade

Seu estabelecimento tem um programa ou campanha de fidelidade? Fidelização é a chave para aumentar as vendas, já que conquistar um cliente para o qual você já fez uma venda é muito mais fácil do que captar um novo lead e convertê-lo. Sabendo disso, não perca tempo e comece agora mesmo a pensar em um programa de pontos ou recompensas que transpareça a missão do seu estabelecimento e seja vantajoso para os seus consumidores.

Um programa de recompensas funciona porque faz com que o cliente tenha vontade de voltar ao seu negócio para acumular mais pontos e trocá-los por vantagens. E essas vantagens são fáceis de se criar e administrar, pois podem ser tão simples quanto descontos ou brindes.

13. Use as redes sociais ao seu favor

Não dá para ignorar o poder das mídias sociais na comunicação empresarial. Por isso mesmo, a sua empresa precisa utilizar as redes sociais ao seu favor se quiser aumentar as vendas. Faça um perfil no Facebook, Twitter e Instagram para divulgar seu empreendimento, produtos e serviços e mantenha-o atualizado constantemente.

É com esse perfil que você se aproximará do cliente na internet, e por meio dele que responderá a suas questões.

Certifique-se de postar imagens cativantes, compartilhar conteúdo relevante sobre o seu negócio e sempre divulgar as principais novidades da marca. Dessa forma, clientes terão um motivo para acessar sempre as suas páginas nas redes sociais.

Existe uma regra simples: se você falar com mais prospects, acabará ganhando vendas independentemente de suas habilidades. Mas, se melhorar o seu desempenho em cada etapa do ciclo de vendas, você reduzirá o número de contatos que deve fazer para conseguir cada uma delas, trabalhando de maneira mais inteligente.

Esperamos que este guia o ajude nisso e que você possa aumentar as vendas do seu negócio seguindo essas dicas! Aproveite para compartilhar este artigo nas suas redes sociais! Boa sorte e boas vendas!

Deixe uma resposta