Por que fazer um site para sua estratégia de Marketing Digital?

Tempo de leitura: 6 minutos

Qualquer empresa que deseja conquistar uma presença on-line relevante e de valor deve considerar o desenvolvimento de um site como o primeiro passo. Isso porque o site é uma ferramenta de Marketing Digital poderosa, que serve como pilar para o desenvolvimento de diversas outras ações estratégicas.

Além disso, ele funciona como uma vitrine da sua empresa. Ou seja, é o espaço ideal para mostrar o que é o seu negócio, o que ele oferece, no que acredita, como pode ajudar seu público e as formas de entrar em contato. Quer saber mais sobre o uso de um site nas suas estratégias de Marketing Digital? Acompanhe este post!

A importância do site nas estratégias de Marketing Digital

O site é a principal ferramenta para construir uma presença on-line de valor, isso porque ele oferece maior visibilidade da sua marca. Não há um espaço limitado para colocar as informações que você precisa. Além das muitas funcionalidades para que as informações fiquem atrativas, ele possibilita a conquista da atenção dos seus visitantes.

No site também é possível expor seu conteúdo em diferentes formatos, como textos, imagens, gifs e vídeos, desde os mais simples até os mais complexos, como os de tour virtual que agregam um valor significativo à imagem da sua empresa. Além disso, há muitas ferramentas que podem fazer o acompanhamento do desempenho desta plataforma em relação aos visitantes, favorecendo a construção de novas estratégias.

As possibilidades que um site oferece

Confira algumas das principais ações que são possíveis desenvolver com um site da sua empresa:

Produção de conteúdo de valor para atrair potenciais clientes

A publicação de conteúdos de qualidade no site da sua empresa dirão muito sobre a potência que ela é e o que pode oferecer ao público. Conteúdos simples e pouco atrativos podem mostrar que o seu negócio oferece serviços nesta qualidade.

No entanto, quando você investe em conteúdos (desde as informações até o formato) de alto valor qualitativo, a impressão que seu público terá será muito melhor. Lembre-se de que o site é a vitrine da sua empresa. Portanto, capriche nos elementos visuais atrativos!

Ações de Marketing Digital de atração e fidelização

O site permite o desenvolvimento de ações como: cadastro de newsletter e landing pages para o desenvolvimento de campanhas de e-mail marketing e interação com redes sociais para ampliar a visibilidade e o relacionamento entre empresa e clientes. Além de um trabalho de SEO (Search Engine Optimization — Otimização para Mecanismos de Buscas) para que ele seja melhor ranqueado nos variados buscadores, entre outras ações.

Obtenção de informações mais precisas sobre seu público

O site já é uma ferramenta potente de Marketing Digital, mas o grande valor dele é poder agregar vários outros recursos para que você consiga um desempenho ainda melhor. Uma das possibilidades é o uso de ferramentas que possibilitam o monitoramento do comportamento dos visitantes nesta plataforma, permitindo que você visualize os aspectos de maior interesse, a fim de fortalecer as ações nestes pontos.

O Google Analytics é o principal recurso para análise de sites, no entanto, ele não te dá os pontos exatos das páginas onde foram realizadas ações pelos visitantes. Mas isso é possível com um mapa de calor que indica os pontos de clique, as áreas de movimentação de mouse, até que ponto foi utilizada a barra de rolagem e, até mesmo, uma gravação de toda a sessão do usuário.

As principais ferramentas de Marketing Digital que um site deve ter

Quanto mais recursos e informações dos usuários o seu site tiver, mais eficazes poderão ser as suas campanhas de Marketing Digital. Por isso, veja a seguir algumas das principais ferramentas que separamos para você ficar de olho e incluir no seu planejamento estratégico:

Google Analytics

O Google Analytics é uma ferramenta do Google gratuita, como dissemos, ela permite mensurar o desempenho do seu site com informações do tipo: quantidade de acessos no site, visualizações de páginas por sessão, tempo de sessão, origem do tráfego, perfil dos visitantes, além de integração com acessos via redes sociais, e-mail marketing e campanhas de links patrocinados.

ClickHeat

O ClickHeat é uma ferramenta que produz o mapa de calor do seu site, como já mencionamos, permitindo que você analise o comportamento dos usuários de acordo com o que produz maior ou menor interesse. Com esses dados, você pode reformular seu site e ações de Marketing Digital de acordo com os interesses do seu público.

Inspectlet

O Inspectlet consegue reproduzir a sessão dos visitantes do seu site. Ele grava um vídeo para ser assistido posteriormente, como se você estivesse olhando por cima dos ombros dos visitantes. Ele permite que você consiga ver todos os movimentos do mouse, rolagens da barra, cliques e muito mais.

SEMRush

O SEMRush é uma das principais ferramentas utilizadas por especialistas e agências de Marketing Digital devido à profundidade de informações que oferece sobre o site da sua empresa e de seus concorrentes. O foco principal é no uso e desempenho das palavras-chave e campanhas patrocinadas, além de ranqueamento em mecanismos de buscas.

Planejador de palavras-chave do Google AdWords

O Planejador de palavras-chave do Google AdWords permite que você analise quais os termos mais pesquisados pelos usuários do Google. Assim, você consegue criar conteúdos mais assertivos tanto nas páginas do seu site, quanto nos artigos de blog, que são essenciais para estratégias de atração de potenciais clientes por meio do Marketing de Conteúdo.

Viu só quantas coisas são possíveis com um site da sua empresa? Mas atenção, quando for desenvolver um, é preciso estar atento à boa experiência de navegação dos usuários. Afinal, isso é levado em consideração quando o Google e outros mecanismos de busca realizarem a leitura e avaliarem a qualidade do site.

A qualidade das informações também é importante para favorecer o ranqueamento e a 3603D pode lhe ajudar, como já tem feito com muitos clientes que conseguiram melhorar o posicionamento nas páginas de pesquisas dos mecanismos de buscas.

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