Tendências em fotografia: conheça as principais novidades do mercado

Tempo de leitura: 6 minutos

Um empreendimento que apresenta boas fotos de seus produtos e serviços tende a ganhar maior prestígio dos clientes, já que oferece a possibilidade de ver com mais detalhes o que é vendido. Por isso, quanto mais antenada às tendências em fotografia uma empresa for, melhores serão as opções para os consumidores.

Atualmente, as pessoas procuram por novas experiências. Fotos em movimento, ângulos surpreendentes e imagens que voltam no tempo são algumas das possibilidades que podem deixar o público mais interessado.

Quer saber mais? Acompanhe este texto e descubra algumas tendências em fotografia que vão fazer a cabeça dos consumidores. Confira!

Emoções em movimento estão entre as tendências em fotografia

Já foi o tempo em que consumidores não reparavam nas fotos posadas. Hoje, é muito fácil identificar que um modelo foi estrategicamente colocado em determinada posição para vender um produto. Para o público, isso pode parecer enganação, prejudicando a reputação da empresa que veicula aquela foto.

Sendo assim, a tendência atual é investir em imagens espontâneas e originais. O público quer ver algo alucinante, que transmita emoção e verdade. Utilizar pessoas comuns em situações inusitadas pode ser um bom caminho para fazer a foto do produto da sua empresa.

As pessoas querem algo do tipo “como ele fez aquilo?”. Ou seja, fotos que apresentem uma história embutida e que tenham sido capturadas em um momento de tensão. Imagens desse tipo conseguem prender melhor a atenção do consumidor e garantem uma impressão duradoura sobre o seu produto.

O que é nostálgico está fazendo sucesso

Você já percebeu como têm feito sucesso os seriados que voltam no tempo? Por exemplo, Stranger Things, que remonta os anos 80, é uma das séries mais bem-sucedidas da Netflix. E o que isso quer dizer? Que a nostalgia está na moda!

É o caso das fotografias que fazem lembrar os anos 90. Hoje, as pessoas que nasceram naquela década — ou até um pouco antes — já são adultas e excelentes consumidores de diversos produtos.

Esse público tem poder de compra, utiliza religiosamente as redes sociais, gosta de curtir e compartilhar fotos daquilo que mais admiram. Por exemplo, uma vez contemplados com uma boa experiência com uma marca, logo orientam outros consumidores a embarcar nessa viagem por meio de posts e imagens.

Sendo assim, fotografias com flash e instantâneos tipo Polaroid estão fazendo a cabeça desse importante segmento do público. Vale a pena, ainda, investir em filtros coloridos e ousados que fazem lembrar os anos 90. Aproveite essa tendência para divulgar a foto do produto da sua empresa e veja a diferença na repercussão.

As fotos em 360º representam um potencial para seu negócio

Se voltar ao passado é uma ótima tendência, ser futurista também está fazendo sucesso. O avanço de dispositivos cada vez mais portáteis e com melhores recursos influencia a maneira do consumidor ver o espaço por meio da tecnologia.

Um exemplo disso são as fotos 360º. Essa tecnologia virou tendência para os negócios, já que proporciona uma experiência única para o cliente e inova na divulgação de produtos.

Uma ótima aplicação dessa novidade pode ser feita no mercado imobiliário. Construtoras que apresentam um tour virtual por apartamentos decorados conseguem oferecer uma melhor visualização do projeto e reduzir custos com visitas.

Além do mais, o cliente tem uma sensação de imersão no ambiente fotografado. É possível passear pelo apartamento, reparando no detalhe dos móveis e tendo uma ideia da distribuição dos cômodos, com muita comodidade e sem sair de casa.

Sem falar que a empresa que oferece esse serviço consegue adquirir mais credibilidade. Ao passar um aspecto futurista para o cliente, torna-se mais fácil mostrar como o empreendimento se preocupa em se manter atualizado.

Fotos de natureza morta são bem requisitadas

Sabe aquela foto de uma refeição em um prato decorado? A foto de um desenho de um coração de creme feito sobre um café na xícara? Ou, ainda, um registro fotográfico de um ursinho na esteira da academia? Você já deve ter visto algo assim e se perguntado por quê essas imagens fazem tanto sucesso.

A resposta é simples. As pessoas gostam de símbolos e objetos inanimados para compor peças visuais. Elas adoram quando são instigadas a fazer uma interpretação dessas imagens, que passam sentimento de doçura, criatividade e diversão.

Não é à toa que muitas empresas gostam de usar imagens de objetos ou brinquedos do dia a dia para contar uma história. Quem nunca viu fotos de carros em miniatura em situações inusitadas e não ficou empolgado com isso? É uma tendência!

 

No entanto, lembre-se de que essas fotos somente funcionam se forem bem produzidas. Cores fortes e contraste interessante fazem o objeto inanimado ganhar um papel de protagonista na imagem. Cada detalhe deve ser observado para passar uma mensagem instigante.

Drones: novos ângulos para a fotografia

Eles parecem coisa de ficção científica. No entanto, já perderam esse status há algum tempo. Os drones são realidade nos dias de hoje e, com suas câmeras acopladas, estão revolucionando o mercado de fotografia.

Podendo chegar onde nenhum ser humano ou máquina voadora pudesse alcançar, os drones podem fazer imagens impressionantes. Desde fotos do alto da cidade até a imersão em florestas densas, esse dispositivo ajuda a explorar novos cenários.

Existe até mesmo uma rede social para os drones. O Dronestagram reúne apenas fotos captadas por essa ferramenta. Algumas delas são tão fascinantes que certamente vão inspirar o conteúdo do seu site, resultando em uma ótima estratégia de marketing digital.

Os drones podem, ainda, ser incluídos na produção de imagens de festas e eventos. Casamentos e encontros empresariais ao ar livre podem ganhar ótimas fotos com a ajuda de um drone. Tudo em novos ângulos e dando uma dimensão de perspectiva surpreendente.

Essas foram algumas tendências em fotografia que você não deve deixar de usar em seu negócio. Além de optar por uma ou algumas dessas novidades, é interessante conhecer também o estilo de foto HDR.

HDR é uma técnica de fotografia que faz com que as imagens tenham o máximo de detalhes. Vale até mesmo para cenas retratadas que não têm muito contraste. Mais uma inovação para você aproveitar!

Agora que você está por dentro das maiores tendências em fotografia, que tal fazer com que seus amigos as conheçam também? Compartilhe esse texto nas redes sociais!

Deixe uma resposta