Tudo sobre foto HDR: o que é, como aplicar no seu negócio e mais!

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Para falarmos de foto HDR, precisamos começar refletindo sobre o quanto é importante para as empresas hoje em dia ter uma boa presença na web. É neste contexto que imagens de qualidade fazem toda a diferença, pois os consumidores vêm desenvolvendo cada vez mais o senso estético.

Estamos em plena ebulição de uma cultura visual sem precedentes na nossa história. Esta realidade explica, por exemplo, o sucesso que o Instagram, rede social de compartilhamento de imagens, faz hoje: 29 milhões de usuários no Brasil, de acordo com um último levantamento feito em junho de 2016.

A aliança entre o conteúdo bem produzido e as imagens que ilustram o que está sendo dito em texto e apresentam produtos e serviços de uma forma atraente, é, cada dia mais, fundamental no mundo dos negócios.

É preciso entender que foi-se o tempo do consumidor passivo, aquele que se sentava em frente à TV e esperava o intervalo comercial para conhecer marcas e produtos, ou tinha paciência para ter sua leitura interrompida por longas páginas de anúncios em uma revista ou jornal.

Boa parte das vendas das empresas hoje se dá a partir de pesquisas nos mecanismos de busca (Google, Bing, Yahoo! etc.). Ou seja, os consumidores não querem mais ser assediados por anúncios. Pelo contrário, eles se sentem mais atraídos por empresas que lhe ofereçam conhecimento e ganhem sua atenção com conteúdo (textual e imagético).

É com conteúdo de qualidade e imagens realistas e de alta qualidade que os negócios ganham visibilidade, se destacam da concorrência que está sempre a um clique de distância, e conseguem vender com mais rapidez e sem precisar de grandes investimentos em publicidade.

Para se ter uma ideia, de acordo com o americano Jeff Bullas, especialista em marketing e tecnologia, a cultura visual vem dando a tônica das estratégias de comunicação e comercialização na internet nos últimos anos. Uma pesquisa divulgada por ele em seu blog dá conta que:

  • Os artigos que contêm boas imagens têm 94% mais visualizações do que aqueles que não contam com esse recurso;
  • Ao incluir boas imagens, é possível aumentar em 45% a audiência de uma publicação na web;
  • 60% das pessoas são mais propensas a comprar de uma empresa quando encontram conteúdo sobre ela ilustrado com boas imagens.

Com tudo isso em mente, continue lendo para entender o que é foto HDR, sua complexidade e suas vantagens, além de como é possível utilizá-la para elevar o poder de atração e o valor da sua marca!

O que é foto HDR?

Do inglês High Dynamic Range, HDR é uma técnica de fotografia que faz com que as imagens tenham o máximo de detalhes, mesmo nos casos em que as cenas retratadas não tenham muito contraste. Com ela, é possível mostrar detalhes na luz e na sombra ao mesmo tempo.

Se trouxermos o conceito para o português, talvez as coisas fiquem ainda mais claras. O termo High Dynamic Range poderia ser traduzido como Alto Alcance Dinâmico. Ou seja, estamos falando de uma técnica que melhora significativamente a qualidade das imagens, tornando-as mais impactantes e diferenciadas.

Não se trata de um método novo, no entanto, com o alcance digital que temos hoje, ele pode ser mais disseminado e torna-se muito mais fácil conseguir aplicá-lo.

De onde vem o conceito de foto HDR

A premissa por trás do conceito de HDR é relativamente simples: o mundo apresenta, simultaneamente, uma gama de luminosidade maior do que uma câmera fotográfica consegue capturar. Assim, essa técnica é uma tentativa de abraçar todo o espectro e produzir imagens mais realistas, com mais profundidade e qualidade visual. Dentro disso, uma imagem HDR revela detalhes nas sombras e destaques que uma imagem comum não pode imprimir.

Lembre-se de que o olho humano tem um alto alcance dinâmico — com um pouco de tempo, pode ajustar-se completamente às condições escuras, à luz extraordinariamente brilhante ou qualquer combinação dessas duas situações. Já uma câmera precisa ser especialmente calibrada para funcionar em qualquer condição e, muitas vezes, uma câmera capaz de lidar com muita luz é inútil ou pouco eficiente para ambientes mais escuros, e vice-versa.

Assim, HDR é uma tentativa de fazer a captura de luz com a câmera de uma maneira semelhante ao olho humano. E quando é bem aplicada, permite gerar fotos com altos contrastes — de qualquer coisa, incluindo o sol, luzes brilhantes durante a noite, sombras fortes etc. — a ser apresentada de uma forma mais realista.

Como se aplica a técnica HDR

Trocando em miúdos, para utilizar esta técnica, basicamente o fotógrafo faz ao menos três imagens com exposições diferentes da mesma cena. Ele também utiliza um aplicativo específico (Photoshop, entre outros) no qual faz a junção das fotos e depois procede com os ajustes finos.

Em resumo, estamos falando de uma metodologia de pós-processamento, que alia a técnica do software à sensibilidade do fotógrafo. O resultado final sempre vai depender destes dois fatores: as condições em que as imagens são produzidas e o senso estético do profissional na hora de finalizar a imagem HDR.

Três imagens com exposições diferentes da mesma cena. A junção de todas forma a Imagem HDR.

Quando usar a técnica HDR

Aqui estão três das situações mais indicadas para a produção de uma fotografia HDR:

  • Paisagens: fotos de paisagem geralmente têm muito contraste entre o céu e a Terra, o que é difícil para a câmera lidar com apenas uma foto. Com HDR, é possível capturar detalhes do céu sem fazer com que a Terra fique muito escura, e vice-versa;
  • Retratos na luz solar: a iluminação é um dos aspectos mais importantes de uma boa foto, mas muita iluminação sobre alguém (luz solar, por exemplo) pode causar duras sombras escuras, brilho forte, e outras características que deixam o retrato desagradável. A técnica HDR pode resolver isso, pois faz um balanço mais harmônico de luz e sombra;
  • Cenas em contraluz: com HDR, o fotógrafo consegue fazer com que todos os planos da imagem tenham iluminação harmônica, ou seja, ele logra balancear luz e contraluz sem perder qualidade.

Quando não usar a técnica HDR

Para completarmos o entendimento do que é e como funciona a fotografia HDR, nada melhor do que conhecer alguns casos em que ela não se aplica:

  • Imagens em movimento: não é possível capturar a mesma cena que não seja estática várias vezes, e isso, como vimos, é essencial para uma foto HDR;
  • Situações com pouca variação de iluminação: a técnica HDR também não é aplicável em situações em que não há variação de luz e sombra. Nestes casos, o profissional pode obter bom resultado fotografando e finalizando a imagem de forma tradicional.

Quais são os benefícios da foto HDR para o seu negócio?

Até aqui já pudemos perceber que a fotografia HDR representa alta qualidade de imagens e que utilizá-la para a comunicação visual corporativa é uma boa escolha.

Praticamente, todos os negócios hoje se beneficiam de fotografias, especialmente quando se trata de fazer marketing na web. Toda empresa que possui uma presença digital, por menor que seja, deve fazer uso de imagens. No entanto, há alguns segmentos de mercado que têm uma necessidade mais latente de caprichar na comunicação visual, dentre eles, varejo, construção civil, arquitetura, gastronomia etc.

Com isso em mente, vamos adiante. Veja, a seguir, os principais benefícios que esta técnica pode oferecer para o seu negócio, seja ele de que ramo for:

Foto HDR eleva a percepção e o valor da sua marca

Uma das premissas do brand é a elevação da percepção de marca. Ou seja, diante de um mundo no qual a atenção dos consumidores é disputada o tempo todo, só se destacam as empresas que conseguem se fazer perceber.

Neste sentido, a fotografia HDR pode contribuir muito. Ela torna as imagens de produtos, serviços e até aquelas ilustrativas em posts de blog, por exemplo, mais profissionais. Com esta técnica, é possível concorrer de uma forma bem mais confortável com as milhares de imagens amadoras produzidas com muita facilidade por pessoas comuns em seus celulares, além de se diferenciar, ou seja, mostrar que há um apuro técnico na identidade visual da marca.

Com toda certeza, uma marca que prima por imagens de alta definição, com iluminação adequada e também com mais percepção de luz e sombra, tende a ser melhor percebida. E isso gera valor, além de conseguir um dos principais objetivos: ser lembrada pelos consumidores.

Aumenta a confiabilidade dos consumidores e ajuda a vender mais

Com a marca melhor posicionada e tendo seu valor aumentado, os consumidores tendem a confiar mais nela. Isso porque é natural de todo ser humano prestar mais atenção e perceber mais segurança em imagens que imprimam apuro técnico e profissionalismo.

Da mesma forma que é preciso caprichar na decoração do escritório para receber prospects, também é importante que a comunicação visual da empresa seja 100% de qualidade. Isso é possível a partir da técnica HDR, que realça as cores e profundidade da cena captada, além de dar ao observador mais poder de visualização dos detalhes.

Torna o site institucional mais atraente

Toda empresa hoje tem um site. Isso já deixou de ser um diferencial há muito tempo. Diferente mesmo é ter um site de altíssima qualidade, visualmente atraente e agradável, além de publicar conteúdo útil e relevante ao público-alvo.

Com a fotografia HDR é possível fazer com que um site corporativo seja diferente da concorrência. Esta técnica imprime um verniz de sofisticação, eleva o valor da marca e retém a audiência — é sempre bom lembrar que os fatores de distração são muitos no ambiente online.

Além disso, fotos de altíssima qualidade também ajudam no ranqueamento dos mecanismos de busca. O Google, por exemplo, premia as páginas que publicam imagens de boa qualidade colocando-as nos primeiros lugares em seus resultados. Um estudo feito pela agência americana Moz mostrou que 60% do tráfego dos sites vêm das pesquisas que os usuários fazem no Google Imagens.

Ajuda a tornar os produtos da loja virtual mais irresistíveis

Da mesma forma, lojas virtuais precisam atrair e reter a atenção dos potenciais consumidores. Isso porque boa parte da sedução dos clientes se dá de forma sinestésica, ou seja, a partir do cruzamento das sensações obtidas com o que está sendo observado.

Ao fotografar e tratar imagens dentro do conceito HDR, é possível dar aos produtos expostos no e-commerce uma aspecto mais atraente. Quando o internauta faz um zoom, por exemplo, ele não perde qualidade e consegue visualizar detalhes que podem influenciar positivamente na sua decisão de compra.

Assim, por mais que a concorrência exponha os mesmos produtos, quando a loja virtual conta com imagens de altíssima qualidade, ela tende a torná-los mais irresistíveis para os potenciais consumidores.

Eleva o engajamento nas redes sociais

Nos últimos anos, as redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn etc.) assumiram um papel de protagonismo na web. É a partir delas que as pessoas acessam sites de notícias, se relacionam, se entretêm e até compram.

As empresas que mais geram negócios na web sabem disso e trabalham para ter uma boa presença nestes ambientes de interatividade virtual. Acontece que quase toda empresa tem perfis, mas nem todas utilizam as redes de uma forma profissional (engajadora, persuasiva).

Para ter destaque diante de feeds cada vez mais concorridos, é muito importante recorrer a fotografias de boa qualidade. Se olharmos para o Instagram que é 100% focado em imagens, essa máxima se eleva ainda mais.

Fotos HDR podem engajar mais, pois são mais atraentes e fazem com que as pessoas sintam vontade de compartilhar. Assim, é possível ganhar alcance e promover mais interatividade com os públicos de interesse.

Todas as câmeras e celulares podem tirar fotos HDR?

Se você já olhou com atenção, é possível que tenha encontrado em seu smartphone a função HDR. Assim, fez a conexão entre o que está lendo aqui com este detalhe técnico em seu aparelho de celular.

Talvez você esteja se perguntando “é possível produzir fotografias HDR?”. A resposta pode ser um tanto quanto desapontadora: lembre-se de que a técnica HDR é uma junção de captura e pós-processamento da imagem; ou seja, exige conhecimentos profissionais.

É bem verdade que a captura de imagens neste modo eleva a qualidade final. No entanto, não se trata de uma funcionalidade automática, que possa gerar bons resultados para qualquer pessoa.

Não é à toa que profissionais da fotografia resistem a estas soluções “fáceis” e partem para a aplicação formal da técnica: fazer várias capturas com diferentes níveis de exposição de luz e depois fundi-las em uma única cena. Desta forma, não ficam presos às limitações do equipamento e não perdem qualidade, muito pelo contrário, ganham mais profundidade e definição.

Os smartphones de última geração estão cada vez mais apresentando bons resultados em suas funções HDR. No entanto, os resultados finais das imagens dependem totalmente do conhecimento do fotógrafo, sua sensibilidade e senso estético.

Por que é importante conversar com um profissional?

Até aqui você já entendeu que uma foto HDR é muito mais do que uma imagem super colorida. Existe todo um cuidado técnico para a produção deste tipo de fotografia, e ele é resultado de uma série de desafios que os profissionais enfrentam para chegar a um resultado satisfatório.

A criação de uma imagem de alcance dinâmico altíssimo requer um bom equipamento, softwares de tratamento e finalização e, sobretudo, um olhar apurado do profissional que está por trás da captura. Depende também do formato de gravação do arquivo (arquivos RAW, por exemplo, são mais vantajosos) e até do sensor da câmera.

Também a sensibilidade para não exagerar no uso de HDR é um desafio para os profissionais da fotografia. Por mais tentador que seja usar valores máximos para criar um efeito mais impactante, é preciso maneirar para não acabar gerando uma imagem que pareça irreal, ou exageradamente tratada. Com uma rápida busca no Flickr, é possível encontrar exemplos de exageros que acabam danificando as cenas registradas.

Daí a importância de conversar com um profissional especializado em HDR para produzir fotografias de altíssima qualidade para a sua empresa. Os benefícios deste tipo de imagem, como vimos, são muitos, mas eles só serão obtidos se a técnica for usada da maneira certa. E isso é conseguido com conhecimento do equipamento e das técnicas fotográficas, mas também com um olhar apurado, que leve em conta as finalidades da comunicação visual a serem conseguidas em cada caso.

Que tal aproveitar fotos HDR e tours 360º na sua empresa?

Além da HDR, uma outra técnica vem se destacando no meio corporativo: os tours 360º. Você, certamente, já entrou em um site que permite mover imagens e visualizá-las de diversos ângulos. Isso é foto 360º.

Este tipo de fotografia, além de chamar muito a atenção e atrair quem está observando, também permite que os ambientes sejam retratados de uma forma mais abrangente e realista.

A interatividade conseguida em uma imagem 360º é um de seus principais diferenciais. Como na internet as pessoas tendem a se identificar mais com os conteúdos com os quais podem interagir, quando uma empresa proporciona este tipo de interação, tende a obter mais sucesso.

Hoje já existem diversos aplicativos que podem ajudar a produzir uma fotografia em 360º. Contudo, quando falamos de imagens empresariais, o mais indicado é procurar um fotógrafo especializado. Isso porque com os equipamentos e as práticas adequados, este profissional conseguirá entregar mais qualidade e ter um olhar especial para proporcionar ao espectador um verdadeiro tour virtual.

É possível usar fotografias 360º para demonstrar ambientes da empresa (show room, loja, acomodações de hotéis, parques fabris etc.). Estes tours aproximam o público do negócio e podem ajudar as pessoas a decidirem na hora da compra, uma vez que elas tendem a ficar mais confiantes por terem a possibilidade de “mergulhar” no ambiente.

Juntas, as técnicas de HDR e tour 360º podem surtir um efeito muito positivo para uma empresa. Além de proporcionarem qualidade excelente de imagem, também geram interatividade, imprimem modernidade e também uma percepção de inovação, o que faz com que os públicos de interesse passem a ver a marca como confiável e desejável.

Foto HDR: divisor de águas na imagem de uma marca?

Sim. Se fossemos resumir a finalidade do Marketing, diríamos que ele existe para demonstrar o valor de uma empresa ao cliente. Com consumidores cada vez mais conectados a diversas telas (TV, notebook, smartphone, tablet etc.), é natural que as fotografias assumam um papel muito importante nas ações de marketing e comunicação.

Infelizmente, muitas empresas ainda não perceberam a importância de boas fotos para a percepção de suas marcas; ainda não entenderam que boas imagens ajudam a vender, elevam o valor dos produtos e serviços e, sobretudo, conseguem captar a atenção das pessoas — um bem cada vez mais escasso na atualidade.

Depois desse post, você certamente conseguiu refletir e percebeu que é possível que sua empresa se diferencie no mar de conteúdo digital que não para de crescer a cada dia.

Ao produzir fotos utilizando a técnica HDR, é possível trazer para a marca uma imagem de elegância e qualidade superior à concorrência, e é melhor fazer isso antes que os concorrentes também percebam essa necessidade e comecem a fazer, não é?

Se todo mundo está entregando imagens aos consumidores e contando histórias através delas, é mais fácil se destacar quando se tem mais qualidade e se aponta em direção à inovação. Se vivemos uma cultura visual, é preciso trabalhar de forma mais estratégica e profissional para capturar a imaginação dos consumidores, ajudando-os a compreender contextos sem a necessidade de ler muito.

É neste sentido que as fotos HDR e os tour 360º podem ser um divisor de águas: atrair e reter o olhar, apresentar mensagens mais atraentes e representar cenas que criem em que está observando a necessidade de pertencer àquele universo.

E o mais interessante de tudo é que é perfeitamente factível conseguir estes resultados sem fazer investimentos astronômicos. Existem boas empresas hoje no mercado que entregam soluções em fotografia — e aplicam as técnicas HDR e tour 360º — para negócios.

Você já usa foto HDR e tour 360º na sua empresa? Para obter os  benefícios que citamos ao longo deste texto, faça contato conosco e veja como podemos ajudá-lo!

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